Oxford é uma cidade linda do Reino Unido, localizada no condado de Oxfordshire, famosa pela arquitetura de seus prédios antigos e também pela Universidade de Oxford, considerada uma das melhores do mundo (para se ter uma ideia, figuras como C.S. Lewis, Bill Clinton e Oscar Wilde são somente alguns dos seus ex-alunos). Neste post você vai conhecer algumas dicas para saber o que fazer em Oxford e, assim, aproveitar ainda mais a Inglaterra.
A cidade é repleta de lindas construções tipicamente britânicas para visitar, inclusive os muitos colleges da Universidade de Oxford espalhados pelo território da cidade, o que a difere a mesma de outras universidades tradicionais, onde há um campus principal.
Cidade e distrito de governo local do condado de Oxfordshire, Oxford é conhecida pela universidade de mesmo nome, inclusive considerada uma das 10 melhores universidades do mundo.
Por muitos anos, Oxford foi a residência da realeza britânica, já foi sede da corte do rei Carlos I durante a segunda guerra civil inglesa e já foi cenário para várias literaturas, como Alice no País das Maravilhas, por exemplo.
A maneira mais prática para chegar a Oxford é de carro ou, como no meu caso, com grupo turístico. No entanto, é possível também pegar um trem de Londres para a cidade universitária, neste caso você pode pegar um da linha Rail Europe, por exemplo.
O que fazer em Oxford? Bem, apreciar o ar britânico nessa cidade tipicamente inglesa é a coisa mais elegante pra fazer lá. A cidade é linda, charmosa e tem muitos lugares especiais para gente conhecer, como os colleges espalhados pela região. Cada um deles tem uma história e milhares de detalhes visuais pra gente ver. Vale a pena conhecer pelo menos 3 deles na sua visita à cidade.
Caso você esteja em um grupo de turismo, possivelmente a visita vai durar um dia, o que dá pra conhecer a cidade bem.
Escolha os colleges que você gostaria de conhecer. Isso é importante para você planejar as visitas e aproveitar bem o dia, além de já te ajudar a definir o que fazer em Oxford.
É possível conhecer Oxford a pé e eu sugiro que você faça os passeios caminhando mesmo, para aproveitar bem as ruas da cidade, cheias de arquitetura história e artística.
É sempre bom verificar o ingresso aos colleges também, porque alguns têm entrada paga, como o Christ Church College, por exemplo.
Indico conhecer o campus da Christ Church School, que não só é uma faculdade como também uma igreja da diocese de Oxford, além de uma visita básica pela Cornmarket Street, uma das ruas bastante movimentadas da cidade.
Oxford é sensacional e eu gostei muito de conhecer a cidade. Me senti no passado e no presente ao mesmo tempo, porque a cidade tem um misto de história passada e atual, o que é fascinante.
O clima também abrilhanta ainda mais o passeio, porque o frio (que é mesmo frio), dá um charme a mais em cada parada que fazemos na cidade.
Indico conhecer Oxford para conhecer aquele ar britânico tipicamente histórico e cultural. Vale muito a pena, gente.
The Ashmolean Museum
The Martyrs' Memorial, em frente ao Balliol College
The Sheldonian Theatre
Em frente à The Bodleian Library
The Bodleian Library, um prédio "quadrado"
The Bodleian Library
The Bodleian Library
The Bodleian Library
The Radcliffe Camera and All Souls College
High St
Museu de Oxford
Um dos prédios da Christ Church School, incluindo uma igreja
Lojinha da Universidade de Oxford
Gráfica da universidade
Cornmarket Street, uma das movimentadas ruas da cidade
Christ Church School
E ouvi dizer que usaram essa sala como cenário pra um dos filmes do Harry Potter.. Como não curto o menino, apreciei o lugar, bonito mesmo.
Quadro retratando John Wesley, fundador da Igreja Metodista Wesleyana
Christ Church School
E você? Já foi em Oxford? Sim? Então conte aqui pra gente como foi!
Até o próximo post!